EFEITO SANFONA: Ajude seu colágeno evitando isso

Estudo Científico

Conhecido por “Efeito Sanfona”, o “emagrece–engorda” infelizmente é uma tendência bastante comum, uma vez que, fisiologicamente falando, manter o corpo com menor percentual de gordura é mais difícil do que o próprio processo de emagrecer.

Mesmo alimentando-se correto e exercitando-se, existe uma tendência natural do organismo em compensar a perda; e isso é intensificado se existem desequilíbrios como disbiose intestinal (inflamação) e compulsão por carboidratos (doces, farinhas, massas).

Além disso, o acúmulo de gordura na linha da cintura (abdômen), flancos e nos quadris costuma ser o mais fácil de acontecer; enquanto a redução do tecido gorduroso nessas regiões costuma ser a mais difícil.

O “Efeito Sanfona” é muito ruim para a elasticidade da pele, que vai tornando-se flácida, podendo também formar as estrias pela ruptura das fibras de colágeno e elastina, devido ao estiramento da pele para englobar o aumento do tecido gorduroso.

Visto isso, estratégias nutricionais que auxiliem na perda de gordura, e na manutenção da nova composição corporal são bem vindas, agregando aos cuidados alimentares, o sono de qualidade e o exercício físico frequente.

Um interessante e estudado princípio ativo natural que auxilia na redução de até 7 centímetros de cintura e 6 centímetros de quadril (após 12 semanas de suplementação) é o Morosil®. Trata-se do extrato da laranja Moro (Citrus sinensis (L.) Osbeck), cultivado numa região vulcânica da Sicília na Itália, com fortes propriedades antioxidantes, capaz de melhorar a sensibilidade à insulina (pré-diabetes), diminuir o colesterol LDL, reduzir medidas e agir na gordura visceral e do fígado (esteatose).

Outros pontos de atenção, especialmente em relação à compulsão, fome, saciedade: o Picolinato de Cromo,  necessário para evitar e tratar a compulsão por carboidratos; e as Fibras, principalmente as de ação prebiótica, já que são muito importantes para gerar maior saciedade, promover equilíbrio da microbiota e melhor eliminação de toxinas intestinais.

Conclusão

Melhorar a composição corporal, promovendo redução da gordura corporal é diferente de perder peso apenas. Perder peso na balança apenas, pode, por exemplo, significar perder massa magra ao invés da ênfase na desejada redução de gorduras. E a dificuldade é maior quando se trata de gorduras localizadas em regiões mais problemáticas, como abdômen e quadril. Além disso, manter a composição corporal “mais magra” é ainda mais complicado, motivo pelo qual o “Efeito Sanfona” é uma realidade para muita gente.
Para facilitar a manutenção da composição corporal existe uma regra: manter o novo peso pelo dobro do tempo que levou para perdê-lo.
Ou seja, se levou 2 meses para perder 2 kg de gordura (Ex. de 75 para 73k), é necessário ficar 4 meses com essa composição corporal para reduzir a tendência em retornar aos 75kg.
Controle alimentar, rotina de exercícios físicos, sono de qualidade, e a suplementação com nutrientes que evitam compulsão, inflamação intestinal e acúmulo de gordura serão excelentes aliados.

Dica da Nutri

Se você tem a tendência ao ganho de gordura e está sempre brigando contra a balança, siga esses passos:
1.Procure entender a(s) causa(s) desse problema com o peso buscando ajuda nutricional, psicológica e médica, que possam auxiliar a equilibrar possíveis desajustes do seu metabolismo, estado físico e mental.
2.Saiba que mais do que nunca, um bom colágeno bioativo para a pele é indispensável para aumentar a elasticidade e evitar a flacidez e estrias. Saiba mais [ aqui ].
3.Associe nos seus cuidados de saúde suplementos nutricionais que auxiliem a desintoxicar o intestino (fibras prebióticas), reduzam a compulsão por carboidratos e desfavoreçam a presença de gordura corporal, como o extrato da laranja Moro e o Picolinato de Cromo. A seguir segue uma excelente opção!

Design sem nome (5)

Melhor Escolha

O MOROS UP TEA SNELLA®️ é um aliado, já que possui uma combinação de nutrientes funcionais bem interessante:

1.Boa dose de Picolinato de Cromo: importante para evitar a compulsão por carboidratos e doces; além de que ajuda a reduzir o açúcar do sangue, e consequentemente, evita a destruição do colágeno que os açúcares promovem, o aceleramento do envelhecimento e as maiores chances de doenças crônicas degenerativas;

2.Fibras prebióticas: além de gerarem maior saciedade, essas fibras contribuem para a manutenção das bactérias intestinais “do bem” (probióticas), e assim, para um bom funcionamento intestinal, eliminação de toxinas intestinais, evitando-se inflamação (disbiose);

3.Morosil®️ na dose diária máxima (500mg) que é uma substância especial extraída da Laranja Moro e auxilia bastante a reduzir a gordura abdominal, gordura no fígado e redução de medidas da região abdominal e quadril.

Referências Bibliográficas

*DOI (Digital Object Identifier ou Identificador de Objeto Digital) é a forma mais prática de encontrar as pesquisas científicas. Basta copiar e colar o DOI no Google para encontrar.

DOI: 10.1016/j.bcp.2007.11.016
DOI: 10.3748/wjg.v18.i29.3862
DOI: 10.1038/ijo.2009.266
DOI: 10.1080/14786419.2014.1000897
DOI: 10.1016/j.bcp.2005.12.042
DOI: 10.1021/jf073113b
DOI: 10.1016/j.bbrc.2004.02.031

NÃO É OPINIÃO, É ESTUDO CIENTÍFICO!