Conclusão
Melhorar a composição corporal, promovendo redução da gordura corporal é diferente de perder peso apenas. Perder peso na balança apenas, pode, por exemplo, significar perder massa magra ao invés da ênfase na desejada redução de gorduras. E a dificuldade é maior quando se trata de gorduras localizadas em regiões mais problemáticas, como abdômen e quadril. Além disso, manter a composição corporal “mais magra” é ainda mais complicado, motivo pelo qual o “Efeito Sanfona” é uma realidade para muita gente.
Para facilitar a manutenção da composição corporal existe uma regra: manter o novo peso pelo dobro do tempo que levou para perdê-lo.
Ou seja, se levou 2 meses para perder 2 kg de gordura (Ex. de 75 para 73k), é necessário ficar 4 meses com essa composição corporal para reduzir a tendência em retornar aos 75kg.
Controle alimentar, rotina de exercícios físicos, sono de qualidade, e a suplementação com nutrientes que evitam compulsão, inflamação intestinal e acúmulo de gordura serão excelentes aliados.